segunda-feira, 19 de março de 2012

Essa é para os alunos do 2º ano..... Os povos pré-colombianos...

Essa atividade tem como por objetivo, utilizar diferentes ferramentas para nosso estudo, desenvolver conclusões e resumo-esquema sobre o texto.
Os índios americanos
Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesomérica. Muitas dessas civilizações desapareceram em conseqüência da colonização, que se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje.
Os astecas e os maias conheciam a escrita e registravam regularmente o seu cotidiano. Os incas, por sua vez, criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este instrumento era feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.
Infelizmente, grande parte dos documentos produzidos antes de 1492, que poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida, foi destruída pelos conquistadores e em seu lugar ficaram relatos feitos pelos europeus, que, em sua grande maioria, viam a cultura americana como inferior à européia. Na atualidade, a arqueologia tem feito várias descobertas que permitem elucidar um pouco mais a cultura dos primeiros habitantes da América.

4 comentários:

  1. Kassandra Lorenz Negreiro e Ailton de Paula Oliveira23 de março de 2012 às 07:45

    Escola Estadual 19 de Dezembro
    Ailton de Paula Oliveira
    Kassandra Lorenz Neves Negreiro

    Conquista e Resistência dos Maias

    O Império dos Mais começou a decair depois que os espanhois descobriram outros povo,os Incas,povo esse que possuíam mais riquezas e mais poder .
    Em 1527 os Maias tiveram a sua primeira grande conquista,liderada por Francisco de Montejo. Depois de massacrarem 1200 nativos na cidade de Chauca,suas tropas foram expulsas de Yucatán no ano seguinte. Em 1531 ocorreu uma nova invasão que acabou em fuga espanhola.
    Seis anos depois de 1531,Francisco Montejo Filho apoiado por alguns chefes locais, declarou vitória na região de Yucatán. Mais ao sul, porém, os maias seguiram livres. Tayasal, na atual Guatemala, foi o último foco de resistência. Só caiu em 1697.
    Os maias foram conquistados, mas não exterminados. “Em uma luta paciente e silenciosa, a cultura maia sobrevive a todas as conquistas e se mantém preservada nos trajes, nas comidas, nas lendas, nas músicas e nas danças”, afirma Mariluci Guberman do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Hoje Cerca de 6 milhões de pessoas que vivem em Yucatán e na Guatemala são consideradas mais. Eles vivem como seus antepassados: espalhados pela zona rural,vivendo de agricultura e visitando os centros das vilas apenas em ocasiões festivas. Acordam às 4 horas da manha para trabalhar no plantio,voltam para casa as 19horas e dormem as 21 horas.
    As mulheres maias mantem roupas tradicionais,com vestidos longos e véus. A religiosidade politeísta também é mantida, ainda que disfarçada sob os conceitos e santos católicos. Entre as maiores personalidades maias de nosso tempo estão o Subcomandante Marcos, líder do grupo rebelde zapatista da região mexicana de Chiapas, e dois guatemaltecos vencedores do Prêmio Nobel. O primeiro foi Miguel Ángel Asturias, o escritor mais importante da história de seu país, que venceu na categoria Literatura em 1967 (e morreu em 1974). A segunda foi Rigoberta Menchú, que ganhou o Nobel da Paz em 1992 por sua luta pelos direitos dos povos indígenas da América. Ela é um claro exemplo de que, com 4500 anos de história, os maias são muito mais que um grande povo do passado. 

    Bibliografia:http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/raio-x-maias-435135.shtm

    ResponderExcluir
  2. Lucas Laurindo de Sousa23 de março de 2012 às 07:50

    E.E. 19 DE DEZEMBRO
    Lucas Laurindo de Sousa

    CURIOSIDADES MAIAS

    A civilização Maia se concentrava na América Central e do Sul, e era a única a ter uma linguagem escrita na época pré-colombiana. Os Maias também são conhecidos pela sua arte, arquitetura, matemática e sistema astronômico. Existem várias concepções erradas sobre esta incrível civilização, então confira esta lista para descobrir várias curiosidades sobre os Maias!
    Alguns Maias ainda vivem na sua região original
    Atualmente, mais de sete milhões de Maias vivem nas suas regiões originais, e muitos ainda mantêm muito de sua cultura ancestral. Alguns estão integrados com a cultura dos países onde vivem, mas muitos ainda utilizam a linguagem Maia como idioma principal.
    As maiores populações dos Maias modernos habitam os estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco e Chiapas. Na América Central, eles costumam ser encontrados em Belize, Guatemala e nas regiões oeste de Honduras e El Salvador.
    A infância Maia
    A civilização Maia desejava características físicas específicas de seus filhos, e faziam intervenções para alcançar este padrão. Quando a criança ainda era pequena, blocos de madeira eram empurrados contra sua testa para que ela ficasse mais achatada. Outra intervenção era feita para deixar as crianças vesgas. Objetos eram balançados na frente de recém-nascidos, até que eles ficassem estrábicos.
    Outra curiosidade é que os Maias davam os nomes de seus filhos de acordo com o dia em que eles nasciam. Cada dia do ano tinha um nome feminino e um masculino, e esta era uma tradição seguida fielmente pelos pais.
    As habilidades médicas
    A saúde na sociedade Maia era uma mistura entre ciência, religião, mente e corpo. Poucos cidadãos estudavam a medicina a fundo e praticavam feitiçarias, de modo a curar, ver o futuro e controlar eventos naturais. A medicina tinha uma forte relação com a religião, mas as práticas médicas dos Maias eram muito avançadas. Sabe-se que os médicos realizavam suturas com cabelos humanos, cuidavam de fraturas, e até faziam próteses dentárias.
    Sacrifícios humanos
    A tradição Maia sempre teve o costume de realizar sacrifícios de sangue por motivos religiosos e médicos, e muitos Maias ainda realizam este tipo de sacrifícios. Mas não se preocupe, hoje em dia o sangue humano foi substituído pelo de animais para realizar as tradições ritualísticas de seus ancestrais.
    Quadras de Esportes
    O jogo mesoamericano era um esporte com associação com rituais, jogado por até 3 mil anos antes da chegada de Colombo na América. O esporte sofreu várias modificações com o tempo, e uma versão do jogo, chamada de ulama, ainda é jogada em alguns lugares pela população Maia atual.
    As quadras de esportes eram utilizadas como uma área para rituais religiosos e culturais e para os jogos. A quadra eram feita em formato da letra “I” maiúscula, e o jogo era realizado com uma bola mais ou menos do tamanho de uma bola de vôlei, feita de borracha (extraída de vegetais) e bem pesada. A decapitação é muito associada com o jogo, e há especulações que cabeças decepadas e caveiras eram utilizadas como bolas no jogo.

    ResponderExcluir
  3. Lucas Laurindo de Sousa23 de março de 2012 às 07:51

    A vida continua

    Ao contrário do que é muito divulgado, os Maias não têm um calendário, e sim vários calendários – e nenhum deles afirma que o mundo vai acabar em 2012. O que ocorre é que a mitologia Maia acredita que o mundo está na sua quarta “criação”. A última criação acabou em 12.19.19.17.19, na linguagem de um de seus calendários, e esta seqüência irá se repetir no dia 20 de dezembro de 2012.
    Esta data será, entretanto, marcada pelo fim de um ciclo e o início de outro, para os Maias, e não o fim do mundo, como o ano novo para a civilização ocidental.
    As sete profecias do povo maia
    No mês de Julho de 2006, telescópios e supercomputadores revelaram que o nosso Sistema Solar se encontra no cruzamento entre duas galáxias e se alinhará com o centro da Via Láctea em 2012 - quando receberá o fluxo máximo de energia das formações de plasma luminoso por onde transita atualmente. Esse acontecimento cósmico, jamais sonhado pelos astrônomos contemporâneos, foi calculado pelos antigos astrônomos do Egipto e da América Central, de que se destacava o povo Maia.
    Com base em suas observações os Maias previram que a partir da data inicial de sua civilização, desde o 4° Ahua, 8° Cumku, isso é 3.113 a.C., totalizará 5.125 anos no futuro, ou seja ao ano de 2012 d.C., quando o sol ao receber um forte raio sincronizado proveniente do centro da galáxia, mudará sua polaridade e produzirá uma gigantesca labareda radiante. Coincidência ou não, o facto é que nossos astrónomos verificam grande atividade na superfície solar nos últimos anos, podendo intensificar-se extraordinariamente no ano 2012.  

    http://www.novaera-alvorecer.net/as_7_profecias_maias.htm

    ResponderExcluir
  4. E.E 19 de dezembro
    Professora: Tatiane schneider
    Alunos:Rodrigo e Andrieli
    Disciplina:História
    Série: 2º ano C
    Data: 23/03/2012




    Os Maias
    A sociedade maia vivia na região que hoje compreende o sul do México, a Guatemala e a Península de Yucatán. Os indícios apontam que por volta de 900ª.C. os maias já estavam estabelecidos ali.
    A civilização maia estendeu-se por todo o atual sul dos estados mexicanos de Chiapas, Tabasco, e Península de Yucatán estados de Quintana Roo , Campeche e Yucatán. A área Maya também se estendeu por todo o norte da América Central, incluindo as atuais nações da Guatemala , Belize, Norte de El Salvador e no oeste de Honduras.

    Muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.

    A base econômica dos maias era a agricultura, desenvolveram técnicas agrícolas, como terraços, por exemplo, para vencer a erosão.
    O sistema de escrita maia têm sido um longo e trabalhoso processo, era uma combinação de símbolos fonéticos e ideogramas. É o único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo.
    Desenvolveram independentemente o conceito de zero e usavam um sistema de numeração de base 20. Em certas ocasiões, que trabalhavam com somas de até centenas de milhões. Produziram observações astronômicas extremamente precisas.
    Toda a pedra usada nas construções maias parece ter sido extraída de pedreiras locais; com maior frequência era usada pedra calcária, Além do uso estrutural de pedra calcária, esta era usada em argamassas feitas do calcário queimado e moído, com propriedades muito semelhantes às do atual cimento, geralmente usada para revestimentos.


    Fontes:
    http://www.coladaweb.com/historia/astecas,-incas-e-maias

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Maias#A_conquista_pelo_imp.C3.A9rio_espanhol

    ResponderExcluir