segunda-feira, 12 de março de 2012

Revoltas

Revolta da Armada

Ocorreu no Rio de Janeiro, entre 1891 e 1893.
• Foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o Exército e o governo de Floriano Peixoto.
• Os líderes da Marinha e integrantes do movimento foram derrotados pelas tropas do governo.

Revolução Federalista
• A Revolução Federalista ocorreu no Rio Grande do Sul, com reflexos em Santa Catarina, entre 1893 e 1895.
• A luta ocorreu entre os denominados pica-paus, favoráveis ao governo, e maragatos, contrários ao governo. Os pica-paus desejavam mais centralização do poder, enquanto os maragatos queriam mais autonomia para os estados. A revolução teve reflexos em Santa Catarina. Floriano Peixoto mandou matar 185 maragatos na fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim , na então Ilha de Nossa Senhora do Desterro.
• Em 1894, o então governador Hercílio Luz mudou o nome da capital: Nossa Senhora do Desterro passou a se chamar Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto.
• O nome é alvo de discussão até hoje, pois existem segmentos na capital catarinense, que consideram injusto a homenagem a Floriano Peixoto, que mandou matar os catarinenses na fortaleza.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. profe querida obrigado por tudo, por ter me ajudado ate aqui.
    E se eu cheguei ate aqui foi com o seu apoio e me dando conselhos, muito obrigada professora querida que vc seja sempre assim essa pessoa querida te adoro muitaoooooooo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada vc, por sempre ter sido atenciosa e querida além de boa aluna.Tendo aluna(os) assim com vc me fazem ter orgulho de ser Professora. bjos

    ResponderExcluir