sexta-feira, 16 de março de 2012

Maias - Comércio

Um comentário:

  1. Bruna, Gisele e Tais20 de março de 2012 às 08:55

    Escola: E.E.19 DE DEZEMBRO
    Alunos(a):Bruna, Gisele, Tais
    Serie:2° ano C
    Data: 16/03/2012
    Prof: Tatiane Schneider Neukamp
    Disciplina: Historia
    Maias

    Atividade de comercio


    O comercio basea-se na troca voluntária de produtos. A troca tem lugar em dois parceiros ( comercio bilateral) ou mais de dois parceiros ( comercio multilateral). O comercio faz troca direta de produtos de valor reconhecido diferente pelos dois parceiros. Valorizando os produtos do outro, os comerciantes costuma negociar com meio de troca indireta, o dinheiro.
    Hoje em dia é raro fazer troca direta principalmente nos países industrializados, resultado podemos separar a compra da venda .

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio


    A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades cormerciais cuja classe dos comerciantes gozavam de grandes privilégios.

    Como unidade de troca, utilizavam sementes de cacau e sinetas de cobre, material que empregavam também para trabalho ornamentais, ao lado do ouro, da prata, do jade, das conchas do mar e das plumas coloridas. Entretanto, desconheciam as ferramentas metálicas.

    Atividades agrícolas e comerciais

    Os maias cultivava os milhos ( três espécies ), algodão, tomate, cacau, batata e frutas. Domesticaram o peru e a abelha que serviam para dieta, a qual somava também a caça e a pesca

    Dada a forma com que era realizado o cultivo a produção se mantinha por apenas dois ou três anos consecutivos. Com o desgaste certo do solo, o agricultor era obrigado a procurar novas terras. Ainda hoje a técnica da queimada, apesar de prejudicar o solo, é utilizada em diversas regiões do continente americano.

    As Terras Baixas concentraram uma população densa em áreas pouco férteis. Com produção pequena para as necessidades da população, foi necessário não apenas inovar em termos de técnicas agrícolas, como também importar de outras regiões produtos como o milho, por exemplo.

    O comércio era dinamizado com produtos como o jade, plumas, tecidos, cerâmicas, mel, cacau e escravos, através das estradas ou de canoas.

    http://www.historiadomundo.com.br/maia/economia-dos-maias.htm

    ResponderExcluir