sexta-feira, 16 de março de 2012

Maias - Deuses e Religião

2 comentários:

  1. Escola Estadual 19 de Dezembro
    Alunos: Dienifer Regina Wollmer e Douglas Jr. Lopes Silva
    Série: 2º ano “C”
    Professora: Tatiane Schneider Neukamp


    Mitologia Maia

    A mitologia maia consiste em povos politeístas, ou seja, acreditam em vários deuses.
    Os rituais eram muito importantes, pois, se isso não acontecesse os deuses poderiam até desaparecer. Sacrificavam animais e até humanos, pois o sangue servia como alimento aos deuses, e ainda como oferenda para acalmar as divindades, ofereciam flores e alimentos.
    Os maias acreditavam também que existia um submundo, que era habitado somente pelos mortos, controlado por Ah Puch (O Descarnado). Os principais deuses desse povo eram: Itzmana (o Rei Dos Céus) e Ixchel (esposa de Itzmana e a deusa responsável pelas chuvas e pelas inundações), mas eles também acreditavam em outros deuses e elementos da natureza. Eles diziam que o tempo era fundamental, pois influenciava nos fenômenos naturais e até mesmo na origem do homem na terra.
    Em geral, nos rituais eram usados virgens (de diferentes idades), um escravo ou um inimigo de guerra. Durante os sacrifícios, eles poderiam ter seu coração extraído, morrerem afogados ou por flechas. Em alguns rituais a cabeça era usada em um jogo, para simbolizar que os deuses e astros estavam em equilíbrio com o mundo. Nas cidades maias eram erguidos templos de adoração para celebrar algumas datas importantes do calendário Maia. O ano era celebrado com rituais que simbolizavam o nascimento e a fertilidade.
    Os mais acreditavam que quando a pessoa morria, ela ia fazer uma viagem para a eternidade, e por isso colocavam em suas sepulturas alimentos e objetos pessoais. E as vezes as esposas e escravos eram sacrificados para irem junto com o morto.

    Origem: http://www.brasilescola.com/historia-da-america/maias-religiao.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_maia

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, existe porém uma uma correção a se feita, a palavra maia esta escrita de forma incorreta na parte final do texto.

    ResponderExcluir