sexta-feira, 16 de março de 2012

Maias - Localização e Sociedade

Um comentário:

  1. ESC
    OLA ESTADUAL DEZENOVE DE DEZEMBRO
    ALUNOS:Fernanda Reimann Gomes e Lucas Damazio Silveira.
    PROF:Tatiane Schneider SÉRIE:2º ano C
    SITES:Wikipédia e História do Mundo



    Localização e Sociedade dos Maias


    *Localização:
    A civilização maia estendeu-se por todo o sul dos estados mexicanos de Chiapas, Tabasco, e Península de Yucatán estados de Quintana Roo , Campeche e Yucatán. A área Maya também se encontra por todo o norte da América Central, incluindo as nações da Guatemala , Belize , Norte de El Salvador e no oeste de Honduras. A área dos maias é geralmente dividida em três zonas definidas: as terras altas do sul maia, na Depressão Central e as planícies do norte. As terras maias altas do sul incluem todos os terrenos elevados na Guatemala e no planalto de Chiapas. As planícies do sul encontram-se apenas ao norte do planalto, e incorporam os estados mexicanos de Campeche, Quintana Roo, norte da Guatemala, Belize e El Salvador. As planícies do norte cobrem o restante da península de Iucatã,e também as colinas Puuc.


    *Sociedade:
    É dividida em três classes às quais o indivíduo pertencia desde o nascimento. Primeiro, a família real, incluindo pessoas que ocupavam os principais cargos do governo e os comerciantes; em seguida, servidores do Estado, como dirigentes das cerimônias e responsáveis pela defesa e cobrança de impostos, na camada mais baixa,os braçais e agricultores.
    Os maias jogavam um jogo sumamente cerimonial com uma pesada bola de borracha, do tamanho aproximado de uma bola de basquete. As regras exatas do jogo não são conhecidas, mas pequenos times de um a quatro jogadores tentavam atingir marcadores ou aros com a bola, sem usar as mãos. No final de uma batalha militar, os prisioneiros eram forçados a jogar uns contra os outros, em um jogo sem vencedores. Os perdedores eram torturados e executados, e aqueles que não eram mortos tornavam-se escravos. Algumas pinturas maias retratam cabeças decapitadas colocadas no campo de jogo, substituindo a bola de borracha. Este campo no lado do Templo I é um de três em Tikal e o menor conhecido na região maia.

    ResponderExcluir