quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Presidente Figueiredo.....

Comentários dos alunos do 9º Ano A, Escola Estadual 19 de Dezembro.

2 comentários:

  1. O governo Figueiredo

    Quando Figueiredo assumiu a presidência (1979-1985) a divida do país ultrapassou os 100 bilhões de dólares, a inflação excedia a casa dos 250% ao ano.
    Dando seqüência ao processo de abertura política, o governo aprovou, em 1979, a Lei de anistia. A partir de então, muitos presos políticos foram libertados e vários brasileiros exilados começaram a retornar ao país.
    Foram ainda autorizadas eleições diretas para governadores, as primeiras desde 1967. O movimento conhecido como direto já, mobilizou o país de norte a sul em manifestações que envolviam centenas de milhares de pessoas. A escolha do novo presidente seria realizada mais uma vez, pela via indireta. Formou-se então uma aliança de políticos moderados favoráveis a abertura.
    A vitória coube a Tancredo Neves que não assumiu a presidência, o presidente eleito foi hospitalizado e faleceu em 21 de abriu de 1985. A presidência, então, foi assumida por seu vice, Jose Sarney. Iniciava-se então em nova fase na vida política brasileira, denominada nova republica.

    ResponderExcluir
  2. o governo Figueiredo 1979-1985
    o governo do general figueiredo foi marcado por uma enorme crise econômica e o processo de reabertura política do pais.uma das principais medidas tomadas por esse novo governo foi abolir o sistema bipartidário e realisar a anistia política dos militares e perseguidos políticos.
    O processo de anistia não iria benificiar todos os envolvidos em crimes políticos,no entanto o projeto de lei sofreu alterações que perdoava todos os acusados de praticar tortura e devolvia direitos políticos aos exilados .
    Uma grande reforma estabeleceu a criação de diversos partidos políticos.

    ResponderExcluir