quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Presidente militar Costa e Silva

Comentários dos alunos do 9º Ano A, Escola Estadual 19 de Dezembro.

2 comentários:

















  1. Governo Costa e Silva

    Costa e Silva era natural do Rio Grande do Sul, nasceu em 03 de outubro de 1899. Seus estudos sempre foram realizados em escolas militares, ele participou da revolta tenentista em 1922, foi aprisionado e indultado. Um dos principais organizadores do golpe de 1964, ele tomou parte do Comando Supremo da Revolução. Durante o governo de Castelo Branco foi seu ministro da Guerra, deixando o cargo para concorrer às eleições indiretas para a Presidência da República pela Arena. No dia 03 de outubro de 1966 é eleito presidente tendo como vice Pedro Aleixo. Durante o seu governo ouve algumas realizaçoes:
    *Extingiu a frente ampla do movimento de oposição que reunia a politica do periodo de pré-64.
    *Combateu a inflação.
    *Revisou a politica salarial e ampliou o comercio exterio.
    *Inicio uma reforma administrativa.
    *Expandiu as comunicações e os transporte, mas não resolveu os problemas da educação.
    *Foi promungado o AL-5 que lhe deu poderes pra fechar o congresso nacional.
    E depoi disso seu governo iniciou a fase mais dura e brutal do regime, a qual o genaral Emilio Garrastazu, seu sucessor deu continuidade.

    Escola Estadual 19 de Dezembro
    Disciplina: historia
    Professora: Tatiane
    Serie: 9 ano ''A''
    Alunas: Fernanda, Regivania

    ResponderExcluir
  2. Costa e Silva

    No inicio de (1967-1969), as dificuldades econômicas vividas pela população, fizeram que protestos de rua contra o regime ditatorial se intensificassem. Políticos cassados pela ditadura, estudantes e trabalhadores de diversas categorias aliaram-se, por exemplo, para forma a FRENTE AMPLA. Em 1968 foram feitas diversas manifestações estudantis exigindo a redemocratização do Brasil. No mesmo ano foi feito um processo de fechamento político do Congresso Nacional e a edição.Em 13 de dezembro de 1968,do ATO INSTITUCIONAL N.5(AL5).
    Foi a mais implacável de todas as leis da ditadura e suspendeu todas garantias constitucional ,dando ao presidente militar o controle sobre o destino da nação.
    A partir do Al-5 a repressão ganhou impulso no pais a oposição decidiu-se pelo enfrentamento armado, com assaltos a bancos, seqüestros e atentados.Nessa mesma ações,exigia-se muito a libertação de presos políticos e procurava-se arrecadar fundos para o movimento. Alguns anos depois, os grupos de luta armada estariam derrotados, com muitos militares mortos ou exilados, quase todos submetidos aos rituais de tortura ao regime militar. Em 1969 o presidente Costa e Silva sofreu um derrame e ficou impossibilitado de exerce suas funções. Seu lugar foi assumido pela junta militar que permaneceu no poder até outubro do mesmo ano. As eleições indiretas forma convocadas para escolher o novo presidente eram um dos chefes militares Emilio Garrastazu Médici –foi aprovado com facilidade.
    Emeline...

    ResponderExcluir